Traduzido para o português por: Escritório Executivo da WHSRN
Read the story in English here.
Algumas aves limícolas são adaptadas a campos e savanas. Esse é o caso do maçarico-acanelado (Calidris Subruficollis), uma espécie emblemática das Sabanas de Paz de Ariporo e Trinidad, Colômbia, Sítio de Importância Regional da Rede Hemisférica de Aves Limícolas (WHSRN – siga em inglês). Desde 2015, a “Asociación Calidris” registra regularmente cerca de 500 indivíduos no local, chegando a número máximo de 700. Esse número corresponde a 1,25% da população da espécie, estimada em 56.000 indivíduos.
A pecuária tradicional é um componente essencial da cultura llanera da Colômbia e, hoje, graças às práticas tradicionais ainda em prática, é possível admirar a grande biodiversidade das savanas, incluindo o maçarico-acanelado. Entre março e abril de 2023, Joaquín Aldabe e Nicolas Marchand, Especialistas em Conservação de Pecuária e Aves Marinhas do Escritório Executivo da WHSRN/WHSRN-Manomet, tiveram a oportunidade de visitar as planícies colombianas e apreciar o trabalho e compromisso que a “Asociación Calidris” lidera junto às famílias de pecuaristas que vivem no local da WHSRN/WHSRN.
As principais ameaças identificadas na região são o avanço da fronteira agrícola (por exemplo, aumento da área usada para arroz), o uso inadequado do fogo (por exemplo, supressão ou excesso de queimadas), prática que afetou negativamente a paisagem atual das savanas do sítio WHSRN. A falta de manejo adequado do fogo permitiu a invasão dos campos por espécies lenhosas favorecidas pelo fogo, como o chaparro (Curatella americana).
Essa experiência ressaltou a importância de continuar apoiando e conectando as famílias de criadores de gado em todo o hemisfério e ao longo das rotas migratórias de aves limícolas, fortalecendo seus sistemas produtivos em favor da natureza, agregando valor à produção que conserva a biodiversidade, facilitando o acesso a incentivos que recompensam aqueles que produzem enquanto conservam e disseminando exemplos bem-sucedidos de conservação com produção. Esse sistema também oferece oportunidade para a pesquisa e para o turismo natural e desenvolvimento sustentável, complementando a economia familiar dos produtores.
Acreditamos que estamos dando passos iniciais, mas firmes, para aumentar o intercâmbio e a colaboração, além de oferecer oportunidades para desenvolver processos que ajudem os produtores em seus sistemas de produção, sendo mais eficientes, mas mantendo o foco natural de sua produção, o que, por sua vez, contribuirá para resistir melhor à investida da fronteira agrícola e/ou às alternativas convencionais de intensificação que degradam os recursos naturais.
Foto de capa: Reserva Natural Fazenda Buenaventura em Altagracia nos Llanos. Foto: Nicolas Marchand