Lagoa do Peixe – Portuguese
Por Laura Chamberlin
In
Lagoa do Peixe – Portuguese2022-12-142022-12-14https://whsrn.org/wp-content/uploads/2019/10/whsrn_logo_spanish_400.pngWHSRNhttps://whsrn.org/wp-content/uploads/2019/10/whsrn_logo_spanish_400.png200px200px
Alguns dos trabalhos expostos no Festival. Francine Araújo Terra, Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Izabel Cristina Lemos Menegaro ficou encantada com o processo. “O projeto funcionou desde o primeiro dia de capacitação... Eu nunca vi tanto engajamento com algo da nossa região. Eu te digo que se perguntar a qualquer criança o que é uma ave limícola, eles irão citar até as espécies. Esse processo de aprendizagem é fantástico, não tem preço!” comentou a diretora.
Professores e alunos desenvolveram trabalhos sobre a importância do Parque Nacional da Lagoa do Peixe para apresentar à comunidade.
Aprendendo com a arte. Alunos de 3 a 14 anos tiveram a oportunidade de admirar e aprender sobre as aves limícolas. Os trabalhos artísticos que os alunos desenvolveram com os professores foram diversos como pinturas, gravuras, maquetes, entre outros.
A importância das áreas úmidas para aves limícolas da Lagoa do Peixe é um elemento essencial no ensino sobre aves limícolas.
Através das atividades escolares, os alunos aprenderam mais sobre os ecossistemas da Lagoa do Peixe e começaram a se importar com a conservação do Parque Nacional. Vanderleia Figueira Ribeira, uma das professoras capacitadas, comentou “Todo conhecimento que leva em conta a nossa realidade tem mais sentido e é mais rico. Não existe realidade mais significativa do que o lugar onde moramos... Muitas pessoas de fora valorizam e conhecem a Lagoa do Peixe, enquanto vários de nós, que temos esse lugar como nosso quintal, não conhecíamos suas riquezas. Não foram só as crianças que aprenderam com esse projeto, eu também aprendi”.
A equipe da SAVE Brasil e Soraia Bjaji, Coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Infantil Izabel Cristina Lemos Menegaro, que participou da capacitação em Tavares.
Alunos participando de atividades educativas durante o 15º Festival Brasileiro de Aves Migratórias.
Atividades lúdicas, como essa sobre migração, podem melhorar o aprendizado sobre o tema ensinado.
A SAVE Brasil instalou um circuito com três estações de aprendizado no 15º Festival Brasileiro de Aves Migratórias, sendo uma delas essa sobre alimentação de aves limícolas.
Raquel de Carvalho, da SAVE Brasil, participou do evento compartilhando seu conhecimento sobre as aves limícolas da região. Para ela foi gratificante ver os alunos e professores tão engajados e demonstrando tanto conhecimento sobre as aves limícolas e o Parque. “Eu pude confirmar que as atividades em sala de aula seguidas pelas atividades durante o festival tiveram um grande impacto na vida dos alunos e professores”, disse ela.
Recent Posts