Bacia Potiguar, no Brasil, é o mais novo sítio de importância regional da WHSRN

O Escritório Executivo da Rede Hemisférica de Reservas para Aves Limícolas (WHSRN) anuncia com orgulho a designação da Bacia Potiguar como um Sítio de Importância Regional da WHSRN. Cobrindo mais de 8.500 hectares, esta região costeira no Brasil foi reconhecida por seu papel vital no apoio à conservação de aves migratórias, especialmente o Maçarico-de-papo-vermelho (Calidris canutus rufa), que está em perigo. O sitio, o quarto da WHSRN no Brasil, abriga mais de 1% da população biogeográfica de Maçaricos-de-papo-vermelho.

A SAVE Brasil monitora a Bacia Potiguar desde 2015, revelando sua importância como local de parada para várias espécies de aves migratórias. Durante a primavera e o verão austral, a área é lar de 20 espécies de aves limícolas neárticas, além de cinco espécies residentes. Além de sua importância ecológica, a Bacia Potiguar sustenta várias atividades econômicas, como a criação de camarão, a extração de sal marinho e o cultivo de frutas e agricultura. As comunidades tradicionais da região dependem da pesca artesanal e da coleta de mariscos para sua subsistência.

announcement_aerialview_fabio-arruda
announcement_flock_fabio

Esquerda: Vista aérea da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão, parte do novo Sítio WHSRN Bacia Potiguar. À direita: Um bando de aves limícolas sobrevoando a Bacia Potiguar ao pôr do sol. Fotos: Fabio Arruda.

Uma parte do sítio se sobrepõe à Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão, uma área protegida pelo estado do Rio Grande do Norte. Estabelecida em 2003, essa reserva reconhece o compromisso das comunidades tradicionais de pescadores artesanais com os esforços de conservação.

A designação da Bacia Potiguar como um Sítio de Importância Regional da WHSRN destaca o compromisso coletivo de preservar nosso patrimônio natural e garantir a coexistência sustentável da vida selvagem e das atividades humanas. Com a adição da Bacia Potiguar, a WHSRN agora possui 122 sítios em 20 países, incluindo quatro sítios no Brasil.

Conheça mais sobre a Bacia Potiguar no perfil do site aqui (disponível somente em inglês ou espanhol)

Foto da capa: Um bando de Maçaricode-papo-vermelho descansando no sítio WHSRN Bacia Potiguar. Foto: Jorge Dantas.