Pequenos Fundos Manomet para Conservação de Aves Limícolas Neotropicais 

A Manomet está lançando um Programa de Pequenos Fundos para subsidiar ações de conservação e/ou pesquisa que tenham benefícios mensuráveis para populações e espécies de aves limícolas restritas à região neotropical (América Latina e Caribe), com ênfase em sítios da Rede Hemisférica de Reservas para Aves Limícolas (WHSRN) e/ou sítios que tenham potencial para se qualificar como sítios WHSRN. As doações são destinadas a conservacionistas e pesquisadores em início de carreira.

Metas

O Programa de Pequenos Fundos da Manomet visa:

  • Promover a conservação de espécies e populações de aves limícolas que se reproduzem na América Latina e no Caribe (Neotrópico). 
  • Fortalecer o conhecimento sobre as aves limícolas neotropicais para informar a tomada de decisões que contribuam diretamente para o manejo de populações e/ou sítios-chave. 
  • Integrar as necessidades das aves limícolas neotropicais a outros esforços de conservação da biodiversidade e/ou desenvolvimento sustentável em sítios-chave. 
  • Apoiar a designação de sítios WHSRN com foco em espécies e populações de aves limícolas neotropicais. 
  • Desenvolver a capacidade de conservacionistas e pesquisadores em início de carreira na região neotropical.

Como se Inscrever

As solicitações devem ser enviadas por e-mail, em inglês, espanhol ou português, utilizando o formulário fornecido aqui. Se tiver qualquer problema ao acessá-lo, escreva para WHSRNgrants@manomet.org. 

Leia e siga atentamente as diretrizes do Programa de Pequenos Fundos apresentadas a seguir antes de preencher o formulário. Se tiver dúvidas, visite a seção de Perguntas Frequentes e, caso não encontre as respostas que busca, entre em contato com WHSRNgrants@manomet.org. 

Serão disponibilizados até US$ 3.000 (três mil dólares americanos) por projeto,  de acordo com as diretrizes de Pequenos Fundos detalhada abaixo. 

As propostas serão avaliadas uma vez por ano. Não estão mais sendo aceitas inscrições para este ano. Informaremos os projetos selecionados pelo programa de pequenos fundos assim que possível (geralmente dentro de dois meses após o prazo de encerramento de inscrições). 

Diretrizes do Programa de Pequenos Fundos

Foco geográfico: Os fundos estão disponíveis apenas para projetos realizados por pessoas cidadãs ou residentes de países e territórios da América Latina e Caribe (Neotrópico). Será dada prioridade para solicitantes em início de carreira (no máximo cinco anos de experiência trabalhando com aves limícolas).

Espécies prioritárias: os projetos devem focar em ações de pesquisa e/ou conservação de espécies e populações de aves limícolas restritas à região neotropical. Será dada prioridade a projetos que contemplem espécies de interesse de conservação global ou regional [1] e que abordem as necessidades de pesquisa ou conservação dessas espécies e populações dentro de sítios WHSRN já nomeados (consulte https://whsrn.org/whsrn-sites/) ou em potencial (consulte “O meu sítio é elegível?” – WHSRN).

Os projetos de pesquisa devem se concentrar em questões de relevância direta para a conservação da espécie ou população foco (por exemplo, entender melhor um fator que esteja limitando tal população). As solicitações que não tiverem um forte enfoque em conservação não serão priorizadas.

Projetos focados em espécies e populações de aves limícolas que se reproduzem apenas na América do Norte não são elegíveis (mas é elegível caso se trate de uma população de determinada espécie que se reproduz na região neotropical, ainda que outras populações da mesma espécie se reproduzam na América do Norte).

Veja a lista de espécies de aves limícolas residentes e populações biogeográficas na América Latina e no Caribe.

Colaboradores: O projeto deve ser desenvolvido em estreita colaboração com uma instituição de conservação local, de pesquisa e/ou organização não governamental. São elegíveis projetos com potencial para desenvolver um compromisso local construtivo que beneficie a conservação de determinada espécie por meio da educação ambiental nas comunidades locais, do trabalho com organizações locais envolvidas em tomadas de decisões e gestores locais, ou por meio da publicidade local/internacional.

Orçamento: O projeto deve ter um orçamento total pequeno o suficiente para que os pequenos fundos da Manomet sejam uma proporção significativa do total.

[1] As espécies ou populações de interesse para a conservação global ou regional incluem aquelas listadas como tais na Lista Vermelha da IUCN (globalmente ameaçadas ou quase ameaçadas), avaliações regionais e listas nacionais de espécies ameaçadas e planos de ação/conservação.

PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS

  • Os resultados da implementação dos projetos selecionados deverão ser divulgados nos meios de comunicação (tradicional e social). A Manomet também publicará o progresso e os resultados dos projetos por meio de seus boletins informativos e redes sociais. Se aplicável, as pessoas que forem selecionadas serão incentivadas a publicar seus resultados em revistas científicas.

MENTORIA E CAPACITAÇÃO

  • As pessoas com projetos selecionados terão a oportunidade de receber orientação de um ou mais membros da equipe do Escritório Executivo da WHSRN durante a execução do projeto. Isso ocorrerá principalmente por meio de interações remotas (reuniões e e-mail), mas também poderá incluir visitas ao projeto (por membros da equipe do Escritório Executivo).
  • A Manomet espera contemplar até 10 projetos com o Programa de Pequenos Fundos em 2024. As pessoas selecionadas poderão ser convidadas a se candidatar a oportunidades de formação adicionais, como o Ornithological Careers Institute da Manomet.

IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

A Manomet e o Escritório Executivo da WHSRN se comprometem com ações para promover a diversidade, equidade e inclusão para o sucesso da equipe, de parceiros e das comunidades em que atuam, não fazendo discriminação com base em raça, religião, cor, nacionalidade, gênero, orientação sexual, identidade ou expressão de gênero, idade, status de veterano protegido, status de pessoa com deficiência ou outras características protegidas por lei.

Foto da Capa: Téu-téu-da-savana (Burhinus bistriatus).  Foto: Maina Handmaker.

Foto 1 da página: Batuíra-de-peito-tijolo (Zonibyx modestus). Photo: Andrea Ferreira

Foto 2 da página: Monitoramento da reprodução de aves limícolas em fazendas de camarão no México. Foto: Juanita Fonseca.